O povo Mestiço Brasileiro

QUEM SÃO OS MESTIÇOS

Há grupos de pessoas que possuem parentesco, costumes, modos de se expressar, valores comuns que os diferenciam de outros grupos de pessoas. Quase sempre possuem as mesmas origens, os mesmos antepassados, formando comunidades que são como grandes famílias. Assim, dois índios são parentes mais próximos entre si do que com dois brancos, e assim por diante. Os mestiços são aqueles que se originam das diversas misturas entre índios, brancos, pretos e amarelos; eles surgem das uniões entre estas grandes famílias que, pela mistura das diferentes culturas de diversos povos, originaram um povo com cultura e identidade nova e própria, o Povo Mestiço Brasileiro.

O MESTIÇO BRASILEIRO

Mestiço brasileiro é o indivíduo que como tal se identifica, de cor parda ou não, e que é descendente de mestiço ou de qualquer miscigenação entre índio, branco, preto, amarelo ou outra identidade não-mestiça, que se identifica como distinto destas e etnicamente de qualquer outra, e que é reconhecido como tal pela comunidade da etnia mestiça brasileira (nacional, nativa, unitária, indivisível, originada e constituída durante o processo de formação da Nação brasileira e exclusivamente identificada com esta).

A NAÇÃO BRASILEIRA E O MESTIÇO BRASILEIRO

Uma Nação se origina do desejo de um povo de possuir o mesmo destino histórico e este desejo se origina da identidade nacional, ou seja, daquele conjunto de características que faz os nacionais verem-se idênticos e unificados por diversos aspectos, como história, origens, língua, cultura, etnia, realizações, etc., e desejarem conservar sua identidade, unidade étnica e os valores fundamentais de seu modo de vida. É este desejo que conduz uma Nação a conquistar seu próprio Estado soberano para proteger sua nacionalidade. A Nação brasileira tem por fundamento de sua identidade nacional a mestiçagem e o mestiço brasileiro, originado da miscigenação e unificação étnica por mais de três séculos entre portugueses, índios do Brasil e pretos africanos, no âmbito da expansão do Cristianismo, à qual se somaram novas e amplas mestiçagens com imigrantes. Mestiçagem não é, assim, só miscigenação biológica, mas unificação étnica.

“A mestiçagem unifica os homens separados pelos mitos raciais. A mestiçagem reúne sociedades divididas pelas místicas raciais e grupos inimigos. A mestiçagem reorganiza nações comprometidas em sua unidade e em seus destinos democráticos pelas superstições raciais”, Gilberto Freyre.

DIREITOS ORIGINÁRIOS DO POVO MESTIÇO

O Povo Mestiço Brasileiro é uma etnia nativa, pois foi originada dos povos índios que habitavam onde hoje é o Brasil. Os mestiços nasceram e viveram nas terras onde seus ancestrais índios também viveram. O Povo Mestiço, por isto, tem direito originário cultural e territorial vindo dos povos que lhe deram origem. Direito originário é o que se tem em função da origem.

A TERRA DO BRASIL

O povo Mestiço Brasileiro tem um vínculo histórico e especial com a Terra do Brasil, na qual surgiu a partir da mestiçagem de seus ancestrais índios de diversos povos com brancos portugueses e depois com pretos africanos, e à qual seu próprio processo de formação moldou. Todo Mestiço Brasileiro, enquanto assim etnicamente identificado e reconhecido pelo povo Mestiço Brasileiro, tem o direito originário de residir na Terra do Brasil e para ela migrar.

Rolar para cima