O que é o Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro – Nação Mestiça

O QUE É

É a associação do Povo Mestiço, ou seja, o povo da etnia Mestiça Brasileira. Dedica-se, entre outras, à valorização do processo de mestiçagem entre os diversos grupos étnicos que deram origem à nacionalidade brasileira, à defesa dos direitos e interesses do Povo Mestiço (nas quais estão incluídos os pardos), à promoção e defesa da identidade mestiça e ao reconhecimento dos mestiços como herdeiros culturais e territoriais dos povos dos quais descendam. Além de promover a integração do povo brasileiro, o Nação Mestiça defende irrestritamente oportunidades iguais para todos os nacionais. Trabalha contra a marginalização e o isolamento de minorias étnicas e raciais, visando à redução das desigualdades sociais e regionais. Defende a democracia pluralista, repudiando ideologias e regimes totalitários, de partido único e outros sistemas antidemocráticos. Repudia também o racismo e a segregação racial e étnica. Defende a supremacia da Nação brasileira, sua identidade, unidade, soberania e integridade territorial. Defende a nacionalidade, a cidadania, o Estado de Direito, a família, a paz, a liberdade de consciência e de expressão.

A ORIGEM

O MOVIMENTO PARDO-MESTIÇO BRASILEIRO, também denominado NAÇÃO MESTIÇA surgiu no final de 2001, em Manaus, atuando junto a movimentos populares que tratam do problema das diferenças sociais resultantes do racismo e discriminações. Distingue-se por sua defesa da integração étnica como forma de combate ao racismo.

ATUAÇÃO E EVENTOS

O NAÇÃO MESTIÇA realizou anualmente, desde 2007, o Mês do Povo Mestiço, com o Seminário Sobre o Povo Mestiço Brasileiro, o Festival do Povo Mestiço, a Feira Manauara da Cultura Mestiça e as Festas do Povo Mestiço, em Autazes e Careiro da Várzea. Em 2011, realizou o I Congresso Mestiço Brasileiro. Conquistou as leis do Dia do Mestiço (27 de junho), que reconhecem a etnia mestiça em diversos Estados e municípios, e as emendas na Constituição do Amazonas e na Lei Orgânica de Manaus que protegem a cultura mestiça. Participou de várias conferências nacionais, como a da Igualdade Racial de 2005, quando conquistou o reconhecimento da identidade mestiça. Foi credenciado pela ONU para participar da Conferência de Revisão de Durban, realizada na Suíça, em 2009. Por seleção do Supremo Tribunal Federal, pronunciou-se na Audiência Pública sobre Políticas de Ação Afirmativa, em 2010.

PROTEÇÃO CONTRA O RACISMO

Mestiçofobia (do espanhol mestizofobia) é o ódio a mestiços e à miscigenação. Em diversas épocas e lugares, racistas criaram leis proibindo o casamento e a convivência entre pessoas consideradas de raças ou etnias diferentes (como no apartheid sul-africano), ordenaram a expulsão de pessoas e populações inteiras (limpeza étnica) e/ou impuseram desmestiçagem, ou seja, obrigar mestiços a serem classificados como sendo de uma raça (preta, branca, índia, amarela ou outra) com a finalidade de eliminar sua identidade étnica ou marginalizá-los.

O MOVIMENTO PARDO-MESTIÇO BRASILEIRO

Somos a associação do Povo Mestiço Brasileiro, organizada por mestiços brasileiros em 2001 e registrada em 2006. Nossos objetivos primordiais são defender a identidade mestiça da Nação Brasileira, o processo espontâneo de mestiçagem que deu origem ao Povo Mestiço Brasileiro e à Nação brasileira, ser a associação da comunidade do Povo Mestiço Brasileiro e defender seus direitos e interesses.

PROTEÇÃO LEGAL DO MESTIÇO BRASILEIRO

Dentre as várias atividades do Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro está a conquista de legislações que protejam a mestiçagem brasileira e o Povo Mestiço Brasileiro. Diversas leis já foram conquistadas, como as que reconheceram o Mestiço como um grupo étnico racial pelo Estado do Amazonas, Mato Grosso, Paraíba e Roraima, e por diversos municípios brasileiros em vários Estados, e instituíram o Dia do Mestiço (27 de junho), feriado em vários destes. Também conquistou o reconhecimento por lei do direito territorial originário do Povo Mestiço por vários Municípios.

PROMOÇÃO DE TRABALHO E RENDA

O Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro também tem promovido atividades de geração de trabalho e renda para os mestiços. Mantemos um grupo de produção e venda de artesanato e outros produtos com exposições em diversas localidades. Promovemos a realização de cursos de formação e aperfeiçoamento para nossos associados e atividades que beneficiam a sociedade em geral.

ATIVIDADES PÚBLICAS

O Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro também tem atuado em instâncias consultivas e deliberativas de políticas públicas, como fóruns e conselhos, tendo sido membro, dentre outros, do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Amazonas, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana do Amazonas, do Conselho Municipal de Saúde de Manaus, do Conselho Municipal de Direitos Humanos de Manaus, do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Manaus.

CONVITE

O Nação Mestiça convida todos os mestiços brasileiros a se unirem à associação e trabalharmos pelo Povo Mestiço e por um Brasil para todos os brasileiros.

CONTATO

Rolar para cima