Mulato

 

1. Mestiço que tem ascendentes brancos e pretos. 2. Mestiço nascido de um casal formado por uma pessoa preta e uma pessoa branca. 3. Feminino: mulata. 4. Etimologia. A origem da palavra é controversa, havendo duas hipóteses mais aceitas: a árabe e a latina. Segunda a primeira, derivaria da palavra árabe muwallad, 'mestiço', derivada de walada, gerar, parir, seja diretamente, seja através da palavra muladi, aplicada a cristãos convertidos ao Islã durante a dominação árabe na Península Ibérica. A palavra foi inicialmente aplicada a brancos descendentes de mouros e europeus. Após a chegada dos europeus à América passou também a ser aplicada a mestiços de pretos e indígenas, de franceses e indígenas, finalmente fixando seu significado a mestiços de pretos e brancos. Segundo a hipótese latina, derivaria de mulus, no sentido de híbrido, aplicado inicialmente a qualquer ser.   

 

Segundo o The American Heritage Dictionary, "mu·lat·to (m‹-l²t"½, -lä"t½, my‹-) n., pl. mu·lat·tos or mu·lat·toes. 1. A person having one white and one Black parent. 2. A person of mixed white and Black ancestry. [Spanish, from Arabic muwallad, person of mixed race, from walada, to engender, give birth.]". Para o Dicionário de la Lengua Española, "mulato, ta. (De mulo, en el sentido de híbrido, aplicado primero a cualquier mestizo.) adj. Aplícase a la persona que ha nacido de negra y blanco, o al contrario. U. t. c. s. || 2. De color moreno. || 3. Por ext., dícese de lo que es moreno en su línea."

Leia também:

Página Inicial   Nosso Fórum / Nuestro Foro / Our Forum

Hemeroteca. As páginas de divulgação de artigos e materiais e textos jornalísticos, já publicadas por outras instituições, que abordam temas e fatos relacionados a assuntos étnicos e raciais e o conteúdo e as opiniões neles expostos são de responsabilidade de seus autores, não necessariamente expressando no todo ou em parte opiniões ou posicionamentos do Nação Mestiça. Textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.

DENUNCIE A POLÍTICA DO GOVERNO BRASILEIRO CONTRA MESTIÇOS

DENUNCIE LA POLÍTICA DEL GOBIERNO BRASILEÑO CONTRA MESTIZOS

DENOUNCE THE POLICY OF THE BRAZILIAN GOVERNMENT AGAINST MESTIZOS

Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro

Todos os direitos reservados